Diálogos que nossos alunos podem ler

Só hoje descobri que o livro organizado por Márcia Ivana Lima Silva, Pietra Cassol Rigatti e Filipi Róger Vuauden (do PET-Letras UFRGS) já está disponível.
É o segundo volume de Livros que seu aluno pode ler: formação do leitor na educação básica, derivado de um ciclo de palestras organizado pelo mesmo PET Letras nos últimos anos. Da apresentação do volume, retirei este significativo excerto:
“A grande inquietação do projeto ainda é a noção de matéria como ‘coisa em si’, perdendo a escola a oportunidade de personalizar os discursos e trazer os diversos autores que pensaram e resolveram (ou não) os problemas da humanidade no decorrer dos tempos. Um dos fatores para esta prática é o apoio da aprendizagem apenas no livro didático, tipo de livro sem autor por excelência; ou apoiá-la tão somente no discurso do professor, que reveste este conhecimento de uma natureza oral, quando ele é um conhecimento depositado, de alguma forma, numa tradição escrita (guardadas as especificidades históricas de cada disciplina). Sendo assim, o convite aos especialistas que participaram do ciclo de debates pressupõe a leitura de textos autorais, para além daquilo que os livros didáticos apresentam em cada matéria. A ideia de que a leitura é função de todas as disciplinas é igualmente defendida no Núcleo de Integração Universidade-Escola, da UFRGS, que já organizou dezesseis edições de um livro chamado Ler e escrever: compromisso de todas as áreas, publicado por nossa editora universitária, compilação de artigos de professores das várias disciplinas sobre sua responsabilidade com relação à aprendizagem da leitura e da escrita.

O presente trabalho, que fecha o projeto de publicação de dois volumes do Livros que seu aluno pode ler, traz a contribuição de especialistas que apresentaram textos específicos que podem ser estudados, com sucesso, dentro do contexto escolar. Agradecemos imensamente aos autores dos artigos que aqui publicamos, por sua disposição para participarem das mesas-redondas e, principalmente, por seu tempo para prepararem as palestras e, posteriormente, para a revisão dos textos.”

Livrosqueseualuno

Meu texto, “Diálogos que nossos alunos podem ler”, despretensioso e um pouco ansioso, preserva a aura do proferimento da palestra da qual resultou, na medida em que contém algumas considerações que podem soar irresponsáveis aos ouvidos de especialistas em Platão, ou mesmo de especialistas em questões de didática da filosofia. Vale somente sublinhar que o público da palestra (seguida da palestra da Profª Márcia Ivana, que por sua vez resultou no texto “Do substantivo ao adjetivo: os clássicos que nos cercam”) não era de filósofos, embora houvessem estudantes de filosofia, e que não pretendia mais do que explorar algumas ideias, na ocasião ainda vagas, sobre o tema da articulação entre o eixo metodológico e o eixo histórico (textual) da filosofia em sua didática.

A despeito dos talvez miúdos defeitos, tenho apreço pelo texto na medida em que dele brotaram bons frutos: a criação do Laboratório de diálogos platônicos – um projeto informal do PIBID Filosofia UFRGS no qual Daniel Nascimento (UFPel) gerencia leituras de diálogos (e tragédias) com vistas à sua transposição didática; a mesa redonda “Os diálogos platônicos no currículo de filosofia”, no II WFE (os textos serão publicados em breve); a orientação da realização de uma sequência didática no contexto do PIBID Filosofia da UFRGS e de um texto delas derivado, publicado pelo aluno que as vivenciou na ReFilo; e elaboração de um projeto de pesquisa sobre o assunto (a ser em breve submetido às instâncias avaliadoras da UFRGS).

O livro completo pode ser acessado neste link. Espero que seja uma leitura prolífica, como foi sua escrita!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s