PNLD 2018 – oito opções de Filosofia

No início deste mês de agosto foi divulgada pela Secretaria de Educação Básica do MEC a Portaria com o resultado final da atual edição do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) para o Ensino Médio. O PNLD, para quem não sabe, é um dos Planos do Livro, cujo destino não se sabe qual será após o anúncio de que o grupo atualmente responsável pelo governo do país manifestou mais desprezo pelas políticas públicas educacionais forjadas e levadas a cabo nos últimos anos.

Desta feita, diferentemente da última, foram selecionados oito livros didáticos de Filosofia, a serem escolhidos pelos professores das escolas públicas brasileiras a partir do dia 21 de agosto. São eles:

Filosofia e filosofias: existência e sentidos, de Juvenal Savian Filho. (Pode-se com proveito ler aqui uma entrevista de Juvenal sobre seu livro, publicada no portal Carta Educação em dezembro do ano passado. Já aqui, uma postagem do blog do professor Ronai sobre a mesma obra.)

Reflexões: filosofia e cotidiano, de José Antonio Vasconcelos.

Filosofia: temas e percursos, vários autores – organizado por Vinícius de Figueiredo. (Há uma resenha disponível aqui.)

Filosofia: experiência de pensamento, de Sílvio Gallo. (Pode-se acessar aqui uma entrevista com o autor sobre seu livro.)

Fundamentos de filosofia, de Gilberto Cotrim. (Na 17ª edição)

Iniciação à filosofia, de Marilena Chauí. (O tradicional Convite à filosofia, rererevisitado.)

Filosofando: introdução à filosofia, de Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins (Similarmente, rerere…).

Os três últimos são os mais velhos conhecidos do professorado brasileiro de filosofia. O livro de Gallo já havia sido selecionado no último edital (pode-se ler o livro de resenhas, Guia do Livro Didático de 2015aqui), enquanto os demais são novidades bem-vindas (conheço alguns)!

A escolha dos livros inicia no dia 21 de agosto e fica em aberto durante somente duas semanas. Gostaria de poder organizar um evento reunindo os professores de filosofia da região metropolitana de Porto Alegre para discutir critérios e obras, antes deste prazo encerrar, mas não sei se há tempo hábil e energia para tal. Alguém se anima?

 

Anúncios

2 comentários sobre “PNLD 2018 – oito opções de Filosofia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s