Sobre a autora – Gisele Secco

Quando eu era criança, desejava ser “professora ou bailarina”; sempre gostei de deitar na grama e olhar as nuvens; comecei a ser treinada no ballet aos 9, lecionei ballet para pequerruchas entre os 14 e os 15, quando pensei que queria ser jornalista, fisioterapeuta ou psicóloga. Jogava futebol, frequentava CTGs, cantava em corais e lis uns livros. Aos 17, troquei a dança pela filosofia, Carazinho por Santa Maria, depois Santa Maria pelo Rio de Janeiro, o Rio por Paris, vice-versa, o Rio por Porto Alegre, e esta por, de novo, Santa Maria. Por fim, esta por Claremont, onde vivo enquanto disfruta de uma licença não-remunerada.

Durante o mestrado e depois, quando já era professora ajunta do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tentei dançar ballet de novo. Mas meu corpo não aceitou e descobri que vivo com (uma versão não-horrorosa de) endometriose

Comecei a atuar na UFSM em junho de 2018, depois de ter sido professora do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde lecionei diversas vezes as disciplinas de Análise e Redação em Filosofia/Ensino Médio I e II, Introdução ao estágio em filosofia e Seminário de ensino de filosofia, alguma vez Lógica e Filosofia da Matemática, além de ser professora e pesquisadora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFil). Na UFRGS atuei também como professora colaboradora na coordenação do subprojeto Filosofia e coordenei o subprojeto PIBID InterdisciplinarUFRGS – Campus do Vale do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID UFRGS.

Minhas principais áreas de interesse são: filosofia das ciências formais (lógica, matemática e informática/computação), filosofia da linguagem e ensino de filosofia – às quais me dedico desde os primeiros anos de formação na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Desde 2016 tenho me interessado também pela temática das mulheres na Filosofia, reescrita do cânone e ensino de lógica para meninas.

Você pode obter mais informações acerca de minhas atividades acadêmicas em meu Lattes, ou entrar em contato pelo email gisele.secco@ufsm.br

Eu ainda gosto de olhar as nuvens. Os astros, ainda mais.

Deixe um comentário